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Os 4 objetivos mais importantes para um Gestor Imobiliário

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Bem, começamos 2021 e você já deve estar debruçado em suas planilhas de metas e ações para distribuir à sua equipe.

Nesses mais de 20 anos como consultor na indústria imobiliária, geralmente, são esses os principais objetivos de todo gestor imobiliário:

 

Objetivo 1. Aumentar o resultado dos negócios

Esse objetivo amplo inclui a inovação dos produtos/serviços existentes e o desenvolvimento de novas soluções que gerem receita. Esse objetivo está relacionado à perspectiva financeira dos negócios, por exemplo: “aumentar lucros”, “atingir o crescimento da receita (VGV, VGL, Taxas recorrentes de Administração)”, “melhorar o EBITDA”, “realizar up-sell, cross-sell” com receitas acessórias oriundas de novos produtos comercializados em sua carteira de clientes.

Objetivo 2. Aumentar a satisfação dos clientes

Queremos 5 estrelinhas na avaliação final (NPS), certo? Como então devemos elevar esse nível de satisfação e fidelização dos clientes diminuindo a deserção (churn), contemplando o cumprimento de prazos e nível de serviço elevado (TMA, TME, SLA etc)???

Objetivo 3. Aumentar a Qualidade e Produtividade dos processos internos

As melhores empresas do segmento imobiliários são construídas em sistemas operacionais direcionados a atender no detalhe os processos de marketing, comercialização, atendimento ao cliente, financeiro, contábil e arquivo. Os sistemas variam de empresa para empresa, mas o objetivo de incrementá-los de maneira inovadora é essencial para qualquer organização. Para automatizar e otimizar esses processos precisamos de, no mínimo, um CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), ERP (Gestão de Recursos Empresariais) e ECM (Gestão de Conteúdo Empresarial).

Objetivo 4. Aumentar a capacitação das equipes

Todos sabemos que precisamos de gente certa no lugar certo. Além disso, é fundamental manter os membros da equipe capacitados e motivados, explicando a estratégia da empresa percorrendo os níveis organizacionais (estratégico, tático e operacional). Algumas ferramentas são necessárias para que essa estratégia seja disseminada e entendida por todos. Como formar uma boa equipe? Como mantê-la feliz e motivada? Como desenvolver um time de alta performance eficiente e eficaz?

Mais objetivos?

Sou da seguinte opinião: menos objetivos e mais ações. Os quatro objetivos acima são os direcionadores básicos para qualquer organização. O Desenvolvimento de Negócios, otimização de planejamento, gestão de talentos, reconhecimento da marca, pesquisas de mercado, otimização de recursos, utilização estratégica do big data são ações dentro de metas ancoradas nesses quatro objetivos principais ou quatro perspectivas.

E se tentássemos diminuir esses 4 objetivos para 1 grande objetivo somente? Para agrupar todas as perspectivas e os conceitos em um único objetivo poderíamos concentrar em “Aumentar a qualidade e produtividade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa que ajude a alcançar os objetivos das partes interessadas”. São as partes interessadas: nós (empreendedores, investidores, acionistas etc.), força de trabalho (colaboradores), clientes, fornecedores (parceiros) e comunidade em que estamos ligados.

Que tal? MÃOS À OBRA! Aproveite, entre em contato e faça o MAPA ESTRATÉGICO DA SUA EMPRESA para que 2021 seja o melhor de todos os anos.